Uma gatinha chamada Lyra pode ser considerada uma joia rara. Primeiro, porque ela é laranja – apenas 20% dos gatinhos laranja são fêmeas, devido à genética dos gatos.
O segundo ponto é que Lyra tem lábio leporino, uma condição genética incomum na qual o lábio do gatinho não se desenvolve corretamente durante a gestação.
O terceiro ponto que torna Lyra uma gatinha especial vai além da aparência física, é a sua personalidade doce e amorosa.
Infelizmente, Lyra ainda está esperando por um lar permanente em um abrigo de animais em Moscou, na Rússia.
Neste, um menino de moletom laranja se aproximou da gaiola de Lyra e algo mágico aconteceu.
Assim que o menino se aproximou, Lyra imediatamente estendeu suas patinhas e abraçou o menino, esfregando seu rostinho nele com muita ternura.
O menino ficou visivelmente encantado e retribuiu o abraço, com um sorriso no rosto.
O vídeo derreteu o coração de milhões de internautas e também mostrou o quanto Lyra é especial.
Apesar de sua condição de lábio leporino, ela é cheia de vida, travessa, curiosa e extremamente carinhosa, conforme relatado pelo abrigo em uma publicação.
“É impossível desviar o olhar dela. Seus olhos redondos são tão expressivos que é impossível não se encantar”, escreveu o abrigo no Instagram.
Com cerca de quatro anos de idade, Lyra já foi castrada, vacinada e desparasitada.
Sua condição genética não a impede de viver plenamente e de compartilhar todo o amor que tem para oferecer.
Milhões de pessoas ao redor do mundo foram tocadas pelo vínculo especial entre Lyra e o menino no vídeo.
Agora, a esperança é que alguém finalmente perceba toda a beleza e doçura que essa gatinha única tem e a leve para casa.
Ela merece um lar amoroso e permanente, onde possa continuar a espalhar alegria e muitos abraços.
Lábio leporino em gatos
O lábio leporino se caracteriza por uma fenda no lábio superior dos felinos. Isso ocorre quando o lábio do felino não se forma adequadamente no início da gestação.
Quando a fenda é pequena, como no caso de Lyra, o gato geralmente consegue ter uma vida normal.
No entanto, se a fenda for grande, pode gerar dificuldades na alimentação. Nesse caso, além do gato não crescer adequadamente, ele pode desenvolver problemas respiratórios.
De acordo com o Pet Health Network, a melhor forma de prevenir é evitar a reprodução de gatos com essa condição, já que a genética é a principal causa.