Pet Filho Notícias
  • Home
  • Cachorro
  • Gato
  • Noticias
  • Outros Animais
  • Sobre Nós
Reading: Existe regra para passear com o cachorro em Vitória? Entenda
Share
Pet Filho NotíciasPet Filho Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Cachorro
  • Gato
  • Noticias
  • Outros Animais
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Cachorro
  • Gato
  • Noticias
  • Outros Animais
  • Sobre Nós
Pet Filho Notícias > Blog > Cachorro > Existe regra para passear com o cachorro em Vitória? Entenda
Cachorro

Existe regra para passear com o cachorro em Vitória? Entenda

Aleksey Frolov
Aleksey Frolov 7 de agosto de 2024 4 Min Read
Share
SHARE

Após um empresário ter sido assassinado durante uma discussão sobre um cachorro estar sem coleira na Mata da Praia, em Vitória, no último sábado (20), muitos moradores se perguntaram: os pets podem circular pelas ruas da Capital sem guia?

O Folha Vitória conversou com o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio José Föeger, neste domingo (21), sobre as principais regras que os tutores devem seguir para poder passear com os animais nos bairros sem nenhum problema.

“Desde 2001 existe a Lei 8.121, que obriga a todo tutor de animal a andar com animais em logradouro público, utilizando coleira e guia, independente da raça do animal e do porte dele”, disse.

Segundo o secretário, muitas pessoas falam que o seu cachorro, por exemplo, é manso, ensinado e adestrado. No entanto, ele afirma que a reação de um animal não pode ser prevista. “Por isso, essa lei exige que todo o animal a ser conduzido em via pública use coleira e guia”, contou.

É normal ter medo ao encontrar animais de grande porte pelas ruas e avenidas da Capital sem os acessórios e se perguntar: “E se ele me morder?”. Porém, embora a coleira e a guia sejam obrigatórias, a focinheira não é.

De acordo com Tarcísio José Föeger, o próprio tutor deve fazer uma avaliação se o pet é agressivo ou não, e decidir sobre o uso. “Dependendo do animal, ele deve escolher se é necessário usar a focinheira”, comentou.

Se o tutor não seguir as regras, ele pode ser multado? O secretário explicou que, segundo a legislação, independente do porte do animal, o tutor pode sofrer multas e medidas.

“A gente faz esse apelo a todo mundo que anda com seu animal que não solte ele da coleira. Ele pode gerar um atrito, um acidente, pode se ferir, se machucar, e a conduta do animal é de responsabilidade do tutor”, disse Tarcísio.
O valor inicial da multa é de R$ 100. “A multa pode aumentar dependendo da quantidade de animais e da reincidência”, disse o secretário.

Em caso de denúncias, a população pode solicitar a fiscalização por meio do telefone 156 ou pelo Portal de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória. A denúncia pode ser realizada de forma anônima.

No último sábado (20), uma discussão entre um empresário e um advogado motivada por um cachorro estar sem coleira terminou na morte de Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos. Ele estava com a esposa Marília e o cachorro Lobo, da raça Malamute do Alasca, que brincava perto do banco de uma praça sem a guia.

O empresário morreu com um tiro na cabeça, mas pelo menos 30 disparos foram efetuados durante a briga, tanto por Manoel quanto pelo advogado Luis Hormindo França Costa, de 33 anos.

Inicialmente, Luis Hormindo França Costa foi levado para a carceragem do presídio do Quartel da Polícia Militar (QCG), em Maruípe. No entanto, depois da audiência de custódia, ele foi transferido para a Penitenciária de Segurança Média 1, em Viana.

 

Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Romulo dos Santos Gonçalves Segurança em primeiro lugar: como os carros blindados garantem a integridade de seus ocupantes?
Next Article Gata sobrevive após ser enviada por correio e ficar seis dias sem comida e água
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Cães acompanharam humanos em migrações há milênios
Cachorro
Morador se depara com cobra venenosa ao lado de bicicleta em Jaraguá do Sul
Outros Animais
Bráulio Henrique Dias Viana explica como o uso estratégico de método, dados e governança redefine a modernização das estruturas empresariais.
Consultor empresarial: Como modernizar estruturas corporativas com método, dados e governança?
Noticias
Pets e Condomínio: É possível uma convivência totalmente harmônica?
Noticias
Hebron Costa Cruz de Oliveira reflete sobre como a arte inspira o Direito e desperta o olhar sensível diante da complexidade humana.
Arte como ponte: Quando a beleza aproxima o Direito, a vida e a sensibilidade humana
Noticias

Você Também Pode Gostar

Cachorro

Quando a Justiça Late Mais Alto: O Caso do Cachorro que Venceu na Vara Cível

A Justiça brasileira deu um passo inédito ao reconhecer um cachorro como parte legítima em um processo judicial. A decisão…

4 Min Read
Cachorro

PM Aposentado é Suspeito de Atirar e Matar Cachorro na Grande BH: O Caso Que Chocou a Comunidade

Recentemente, a Grande Belo Horizonte foi marcada por um incidente que envolveu um PM aposentado. O caso, que gerou ampla…

5 Min Read
Cachorro

Homem é preso por maus-tratos após ser flagrado batendo em cachorro na sacada de apartamento no PR

A cena registrada por vizinhos em um prédio no Paraná causou indignação e revolta. Um homem foi flagrado agredindo violentamente…

5 Min Read
Cachorro

Homem é preso por estuprar cachorro em Autazes e afirma não se lembrar do crime

Um caso chocante de violência contra animais foi registrado no município de Autazes, no Amazonas, onde um homem foi preso…

6 Min Read
Pet Filho Notícias

PetFilho: Seu portal completo de notícias sobre o mundo pet, saúde animal, dicas de cuidados e as últimas notícias do mundo. Informação confiável e atualizada para você e seu pet!

Impressão 3D na construção modular: Paulo Twiaschor explica como a tecnologia evoluiu da prototipagem para a execução em larga escala.
Impressão 3D na construção modular: da prototipagem à execução em larga escala
3 de setembro de 2025
Hebron Costa Cruz de Oliveira reflete sobre como a arte inspira o Direito e desperta o olhar sensível diante da complexidade humana.
Arte como ponte: Quando a beleza aproxima o Direito, a vida e a sensibilidade humana
30 de outubro de 2025

© 2025 Pet Filho – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?