Pet Filho Notícias
  • Home
  • Cachorro
  • Gato
  • Noticias
  • Outros Animais
  • Sobre Nós
Reading: Pulgas e carrapatos – dicas de cuidados
Share
Pet Filho NotíciasPet Filho Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Cachorro
  • Gato
  • Noticias
  • Outros Animais
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Cachorro
  • Gato
  • Noticias
  • Outros Animais
  • Sobre Nós
Pet Filho Notícias > Blog > Blog > Pulgas e carrapatos – dicas de cuidados
Blog

Pulgas e carrapatos – dicas de cuidados

Aleksey Frolov
Aleksey Frolov 18 de junho de 2024 4 Min Read
Share
SHARE

As pulgas e carrapatos são classificados como ectoparasitas. Os ectoparasitas são artrópodes que entram em contato com a pele dos hospedeiros, podendo ser insetos (pulgas, piolhos, mosquitos e moscas) ou ácaros (carrapatos e outros tipos de ácaros que causam as sarnas).

As pulgas e carrapatos são alguns dos parasitas externos mais comuns nos cães e gatos. Esses seres podem transmitir uma série de doenças aos seus hospedeiros, por isso o controle e prevenção se faz tão necessário.

Tão importante quanto tratar o animal é também cuidar do ambiente onde eles vivem, pois a maior parte do ciclo de vida desses parasitas se dá no ambiente. Por isso, preparamos algumas dicas com medidas de controle para te auxiliar.

Medidas de controle:

1. Inspeção nos pets: adote uma frequência de inspeções em seu pet. Observe todo o animal, mas dê atenção principalmente entre as dobras da pele, dentro da orelha e entre os dedos das patas, pois são locais onde esses parasitas geralmente preferem e ficam escondidos, por serem ambientes mais quentes e úmidos. Sempre que levar o pet para passear, ou quando ele tiver contato com outros animais, faça essa inspeção para garantir que ele não esteja trazendo esses parasitas para casa.

2. Cuidados com o ambiente: mantenha sempre limpo todos os locais onde o seu pet acessa. Cuide do quintal, além das partes internas da casa, como sofás, tapetes, almofadas e frestas nos pisos, pois podem ser esconderijos e locais de deposição dos ovos desses parasitas. Existem produtos para aplicação nos ambientes externos que ajudam a controlar as infestações. Entretanto é necessário utilizar na diluição correta e respeitando as reaplicações conforme orientação do fabricante. Sempre peça orientação de um profissional antes de aplicar produtos parasiticidas em sua casa, e lembre-se de retirar o pet do ambiente quando for realizar a aplicação.

3. Antiparasitários atualizados: é importante manter os pets com os antiparasitários em dia. No mercado existem várias opções de produtos com essa finalidade, dentre eles, as coleiras, sprays, pipetas, shampoos e os comprimidos. Cada um age de uma forma, e a utilização conjunta de um ou mais métodos potencializa os seus efeitos para prevenção e controle. Entretanto, consulte um médico-veterinário para orientá-lo sobre qual o método mais indicado ao seu pet e as doses e frequências de utilização. Jamais medique ou aplique produtos em seu pet sem a orientação do médico-veterinário, pois doses elevadas ou erradas, podem intoxicar o seu animal.

4. Higienização das roupas e caminhas: mantenha sempre as roupas, cobertas e a caminha do pet lavadas, pois podem ser abrigo para a postura de ovos e larvas. Não adianta controlar os parasitas no corpo do pet, se ele vai dormir e se reinfesta.

5. Consultas ao médico-veterinário: leve o seu pet regularmente ao médico-veterinário, pois é muito importante realizar o acompanhamento da saúde do seu animal. Aproveite e tire todas as suas dúvidas e peça orientação para a melhor forma de prevenção dos parasitas. Além disso, fazer exames periódicos pode prevenir ou detectar alguma doença advinda das pulgas ou carrapatos, e o início breve do tratamento aumenta muito as chances de cura.

É importante lembrar que os cães e gatos são espécies diferentes, portanto os métodos de prevenção devem ser seguidos de acordo com o tipo de animal, porte e idade. Esperamos que essas dicas sejam úteis para auxiliá-lo nos cuidados com os seus pets, e a manter as pulgas e carrapatos longe deles.

 

Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Os donos de pets que gastam com comida ‘de gente’ para seus bichos
Next Article Nathalia Belletato Enfermagem em ação: como prevenir complicações em pacientes com doenças neurológicas degenerativas, com Nathalia Belletato
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Santa Catarina dá passo decisivo no controle populacional com programa estadual de castração
Noticias
Gabriel “MiT”
MiT LoL: estratégias para avaliar a legitimidade de criptomoedas emergentes
Noticias
Desaparecimento de Gato Tigrinho no Bela Laguna Deixa Família em Desespero
Gato
O impacto das armadilhas com visto EB-2 NIW na vida dos brasileiros
Noticias
Dr. Christian Zini Amorim
Responsabilidade civil em acidentes com máquinas agrícolas
Noticias

Você Também Pode Gostar

Blog

14 dicas para cuidar de uma calopsita

A calopsita, uma ave conhecida pelo carisma e pela personalidade encantadora, é originária da Austrália e popular como animal de…

3 Min Read
Blog

Cuidados com a nutrição dos pets no verão

Os cães e gatos requerem atenção ao cuidado nutricional durante todo o ano. Entretanto, com as temperaturas mais altas, alguns…

5 Min Read
Pet Filho Notícias

PetFilho: Seu portal completo de notícias sobre o mundo pet, saúde animal, dicas de cuidados e as últimas notícias do mundo. Informação confiável e atualizada para você e seu pet!

Como Escolher a Melhor Coleira para Cães: Dicas de Especialistas
9 de abril de 2025
Psicólogo é preso por torturar e fazer ‘experimentos’ em ao menos 16 gatos tigrados no DF
27 de março de 2025

© 2025 Pet Filho – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?