A área de atuação do Direito é uma das mais versáteis e que oferece uma maior amplitude de oportunidades aos seus profissionais. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS acredita que os estudantes que estão se formando na graduação em Direito e os profissionais que estão buscando se reinventar no mercado podem encontrar as melhores oportunidades de carreira pública na diplomacia. Continue lendo para entender sobre o assunto!
Você sabe o que é a diplomacia?
Uma das carreiras públicas mais desejadas por diversos profissionais é a da diplomacia. Essa carreira se caracteriza como um cargo público, ou seja, é conquistado por meio de um concurso e quem possui um diploma em uma graduação em Direito está apto para participar da seleção.
De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, o diplomata é profissional que representa o Brasil diante das outras nações como um servidor público federal. Se você tem dúvidas sobre quais as funções de um diplomata, é interessante saber que esse é o profissional responsável por realizar negociações de nível internacional e de promover as relações entre o Brasil e outros países.
Por isso, é muito importante que o profissional dessa área tenha interesse em conhecer e estar em contato com outras culturas e povos. Principalmente porque os diplomatas costumam estar sempre viajando e até mesmo residindo em outros países por longos períodos de tempo, a fim de exercer a sua função de estabelecer uma relação econômica e cultural positiva.
Brasileiros no exterior
Outro ponto muito interessante é que os diplomatas são essenciais no apoio a brasileiros que estão fora das fronteiras brasileiras. De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, é papel desses profissionais oferecer auxílio e trabalhar na proteção dos cidadãos brasileiros que estão morando ou viajando a turismo, trabalho e outros motivos no exterior. Especialmente se esses brasileiros estão com problemas, o diplomata precisa intervir.
Direito e Diplomacia
Como mencionado anteriormente, é possível que um graduado em Direito venha a se tornar um diplomata através da realização de um concurso público. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS acredita que essa é uma área interessante para os profissionais aplicarem seus conhecimentos do Direito. Isso se deve ao fato de que ambas as áreas são humanizadas e podem ser agregadoras.
Por fim, é muito importante que os formados em Direito que se interessarem por prestar o concurso entendam que esse exame público é bem concorrido e que a carreira é bem exigente. No entanto, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS acredita que é um ramo muito interessante e que os esforços são recompensados. Sendo assim, uma ótima oportunidade de carreira para trabalhar com o Direito Internacional e a diplomacia.
E aí, é interessante, você não acha?!Francisco de Assis e Silva JBS