Algumas frutas e cereais podem fazer parte da alimentação dos cães, proporcionando benefícios quando incorporados adequadamente em sua dieta. Mas vale lembrar que um alimento completo deve conter todos os nutrientes essenciais para essa espécie, e as frutas e cereais são alguns dos ingredientes que podem fazer parte da alimentação completa comercial convencional, natural, ou oferecidos como forma de petiscos.
Frutas e seus benefícios
Buscar alimentos comerciais que contenham frutas em sua composição, ou oferecê-las como forma de petiscos para cães podem ser ótimas maneiras de proporcionar uma alimentação mais variada e saudável aos pets. Entretanto, é importante saber quais frutas são seguras, pois algumas podem apresentar componentes tóxicos para os pets. Além disso, é importante lembrar de sempre higienizá-las antes de servir.
Aqui estão algumas opções de frutas que podem ser oferecidas aos cães, bem como seus benefícios:
Banana – a banana é uma fruta rica em vitaminas (como C, A e do complexo B), minerais (como potássio, magnésio, fósforo e zinco), fibras e alguns compostos antioxidantes, além de ser uma fonte de energia.
Pode-se oferecer a fruta ao pet em pedaços descascados, em temperatura ambiente ou congeladas, a última sendo uma ótima opção de petisco para os dias mais quentes. Também podem ser oferecidos pequenos pedaços desidratados.
Alguns alimentos ou petiscos comerciais podem conter banana desidratada em pó em sua composição. Os benefícios também estarão presentes nesse formato.
Frutas vermelhas – alguns exemplos de frutas vermelhas são: amora, morango, framboesa, mirtilo e jabuticaba.
Cada uma dessas frutas contêm seus benefícios particulares, mas de modo geral, as frutas vermelhas são ricas em vitaminas e minerais, compostos antioxidantes, anti-inflamatórios, além de contribuírem para o melhor funcionamento do intestino e da saúde urinária e para o fortalecimento do sistema imunológico.
Também podem ser oferecidos aos cães através de alimentos ou petiscos comerciais, ou em pequenas quantidades in natura ou congeladas, inteiras, amassadas ou picadas.
Maçã – as maçãs podem ser oferecidas aos pets desde que sem as sementes, pois elas apresentam compostos tóxicos.
Essa fruta é uma excelente fonte de fibras, que auxilia na saúde intestinal, de vitaminas e de minerais.
Para oferecer maçã ao seu pet, pique em pedaços pequenos e certifique-se de que não tenha nenhum pedaço do caule, miolo e sementes. Nunca ofereça a fruta inteira ao seu cão.
Atenção às quantidades de petiscos: os petiscos comerciais apresentam em suas embalagens a quantidade recomendada por dia, de acordo com o peso do pet. Como não são alimentos completos, eles não devem passar de 10% da quantidade de energia que o pet deve consumir no dia, pois além de não conterem todos os nutrientes, podem predispor ao sobrepeso e obesidade se consumidos em quantidades maiores do que a recomendação.
A orientação para a quantidade de oferta das frutas segue a mesma, pois não são alimentos completos, e por mais que sejam saudáveis, algumas possuem altos níveis de frutose (açúcar) ou muita acidez.
Cereais e seus benefícios
Os cereais são excelentes fontes de carboidratos. São utilizados na produção de alimentos para humanos e para pets, pois são ricos nutricionalmente e muito versáveis. Podem ser encontrados em forma de grão inteiro, farinhas, farelos, flocos, ou demais formas refinadas e processadas. Conheça abaixo exemplos de cereais que podem ser encontrados nos alimentos para cães e alguns de seus benefícios:
Aveia – a aveia é um cereal reconhecido por suas propriedades nutricionais, auxiliando na saúde intestinal. É uma excelente fonte de energia, vitaminas do complexo B, minerais e fibras solúveis.
A aveia é encontrada na formulação de alimentos comerciais, mas também pode ser introduzida em petiscos para pets.
Arroz – o arroz é uma ótima fonte de energia, tem fácil digestão e é rico em diversos nutrientes.
O arroz está presente em vários alimentos comerciais para pets, como fonte de carboidrato através de seu grão, e como fonte de fibras através de seu farelo.
Sorgo – o sorgo é conhecido como um cereal ancestral. Ele é encontrado em alimentos comerciais para pets. É uma excelente fonte de carboidrato com baixo índice glicêmico, favorecendo que o pet se mantenha saciado por mais tempo.
Percebe-se que tanto as frutas quanto os cereais são ingredientes ricos nutricionalmente. Eles podem ser encontrados combinados na formulação de alimentos completos ou petiscos para cães, potencializando os benefícios para a saúde do animal.
Antes de qualquer introdução na alimentação do seu pet, é importante realizar a adaptação. Lembre-se sempre de consultar o médico-veterinário antes de introduzir qualquer tipo de alimento diferente à dieta do seu cão, principalmente se ele possuir alguma condição de saúde específica ou estiver em uma dieta especial.