É de conhecimento geral que a educação superior brasileira possui um sistema muito precário. Diante disso, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que a filantropia pode auxiliar as instituições de curso superior a formarem novos médicos. Quer fazer faculdade? Prossiga com a leitura e saiba como a filantropia pode te ajudar.
O que é filantropia?
Conforme comentam os renomados Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, filantropia significa o “profundo amor à humanidade”, assim as atividades regidas por esse conceito procuram auxiliar o governo (municipal, estadual e federal) a levarem o acesso à sistemas básicos de vida para as comunidades mais necessitadas.
Portanto, essas atitudes podem ser efetuadas por instituições filantrópicas (que não possuem fins lucrativos), com o auxílio de colaboradores voluntários, que juntos trabalham para levar o acesso à educação e à saúde para a população menos afortunada, com a finalidade de estabelecer uma sociedade mais justa e igualitária.
O que são faculdades filantrópicas
Desse modo, com o objetivo de garantir que mais brasileiros conseguissem cursar o ensino superior, foram fundadas as faculdades filantrópicas, que, como apontam os ilustres Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, são instituições voltadas às atividades educacionais, que não possuem fins lucrativos.
Além do mais, as instituições filantrópicas de ensino superior recebem arrecadações, que podem ser provenientes de doações ou contribuições de serviços voluntários, para investir em materiais pedagógicos e em assistência educacional, tentando levar o acesso à educação superior ao maior número de pessoas possíveis.
Também, como indicam Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, a filantropia pode atuar nas faculdades sem a necessidade de se construir uma instituição de ensino filantrópica. Por exemplo, pode-se ajudar o governo a ofertar mais bolsas de estudos para os cursos de ensino superior (principalmente os de medicina que possuem um custo maior) e oferecer assistências gratuitas aos alunos bolsistas.
Quais são as vantagens das faculdades filantrópicas?
Por fim, é evidente que esse tipo de atuação da filantropia proporciona diversas vantagens para a sociedade, como:
- Possibilitar a formação de mais médicos;
- Contribuir para uma sociedade mais igualitária;
- Dar oportunidade da população menos afortunada ter uma formação superior;
- Permitir que as faculdades possam oferecer mais bolsas de estudo.
Quer ser um filantropo? Ajude as instituições filantrópicas de ensino superior.