A linguagem é o principal meio de comunicação entre os seres vivos, e com os cães isso não é diferente. Diante disso, a entusiasta do mundo animal, Deise Zuqui, entende que é de suma importância conhecer a linguagem corporal dos cachorros, já que eles podem nos informar quando estes estão se sentindo incomodados ou desconfortáveis. Para saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura.
Linguagem canina
Os cachorros, assim como os humanos, possuem uma linguagem na qual comunicam ao outro se estão se sentido incomodados, desconfortáveis ou se desejam brincar. Trata-se de uma linguagem corporal, e decifrá-la não é tão simples, porém também não é impossível.
Dessa forma, a egrégia Deise Zuqui comenta que saber interpretar os sinais que os cachorros passam uns para os outros é fundamental, pois pode evitar o desentendimento entre os mesmos, que podem gerar brigas. Essa interpretação é muito utilizada pelos monitores das creches de cachorro, pois eles têm de lidar com diversos cães convivendo com outros que eles não têm costume.
Portanto, tudo o que esses animais fazem pode ser um sinal de que algo está ou não favorável. Assim, eles podem até ter a intenção de enganar o ser humano, no entanto, os sinais que eles apresentam em sua linguagem corporal não mentem, e muitos deles são antecedidos a brigas, dando a iminência de interpretá-los e evitar as mesmas.
Sinais antes da briga
Conforme aponta a insigne Deise Zuqui, os sinais dados pela linguagem corporal canina, antes que esses optem pelo ataque a outro animal ou ser humano, são sinais de desconforto que podem ser identificados não somente pelo rosnado, visto que este é a última comunicação antes do ataque.
Dessarte, quando uma pata do cachorro está levantada e seu olhar está fixo em algum ser, quando ele está imóvel dando um olhar meia lua (de canto) para uma pessoa ou animal, quando seu focinho está franzido deixando os dentes expostos, e quando ele está lambendo da ponta do nariz até o final do focinho, são os principais sinais de que este cão está desconfortável e pode acabar partindo para um ataque.
Entretanto, como ressalta a célebre Deise Zuqui, há os sinais que esses animais dão quando estão contentes e satisfeitos, como a lambida curta na ponta do nariz, a inclinação da parte frontal com o rabo empinado balançando de um lado para o outro, a boca aberta combinada com as orelhas levemente inclinadas e pulando com a fronte inclinada (também é um sinal que o cachorro está chamando para brincar).