Como tirar cheiro de xixi de gato: 4 passos para se livrar do mau odor!

Ter os bichanos como companhia é uma experiência incrível. Entretanto, mesmo fazendo suas necessidades na caixinha de areia, a urina dos felinos pode ter um odor um tanto forte. Por isso, muitos tutores procuram saber como tirar cheiro de xixi de gato

gato no portão

Afinal, todo mundo adora uma casa cheirosa, não é mesmo? Para aprender como tirar cheiro de urina de gato, continue lendo. Separamos quatro passos para você se livrar do mau odor. 

Por que o cheiro de xixi de gato é tão forte? 

Os bichanos têm fama de serem pets higiênicos. Além de fazer suas necessidades na caixinha de areia, os bigodudos ainda tomam seu próprio banho e adoram um ambiente organizado. Mas por que será que o xixi de gato tem um cheiro tão forte? De acordo com especialistas, há alguns motivos para esse odor característico. 

  • Urina concentrada: acredita-se que os gatos sejam de regiões áridas. Por isso, não bebem tanta água como deveriam. Como resultado, a urina dos peludos é muito concentrada e tem um cheiro forte; 
  • Marcação de território: os gatos fazem xixi com dois propósitos: por necessidade e para marcar território. A urina de marcação possui um cheiro mais forte e é ejetada em forma de esguicho, geralmente na parede. Muitas vezes, esse é o famoso cheiro de xixi de gato que incomoda tanto os tutores, 
  • Urina velha tem um cheiro mais forte: geralmente, o xixi de gato é associado a um odor de amônia. Isso porque a urina contém uma bactéria que, ao se decompor, libera esse cheiro característico. Para resolver o problema, o ideal é limpá-la o mais rápido o possível! 

Os fatores acima costumam ser os principais motivos para xixi de gato com cheiro muito forte. Porém, os veterinários reforçam que, em alguns casos, o odor da urina pode indicar doenças. 

Isso ocorre especialmente em pets mais velhos, quando o rim já não funciona tão bem. Se você notar mudança no cheiro do xixi do bichano, procure um veterinário. Ele poderá realizar exames e passar o tratamento mais adequado. 

4 passos de como tirar cheiro de xixi de gato 

Não se deixe enganar pelo jeito fofo e encantador dos bichanos, sua urina pode ter um odor surpreendente! Por isso, todo gateiro tem que saber como tirar cheiro de xixi de gato. Por sorte, separamos cinco passos para se livrar do mau odor. 

1. Seque toda a urina

O primeiro passo antes de aprender como eliminar cheiro de urina de gato é retirar todo o líquido antes de começar a desinfetar. Utilizar produtos direto na urina é um erro. Primeiramente, o desinfetante irá perder seu poder de limpeza. Em segundo lugar, a mistura de cheiros pode ser ainda pior do que o xixi. 

Para remover a urina não há muito segredo. Para os pisos frios, como azulejo ou concreto, basta utilizar um pano ou papel absorvente. Porém, se o bichano fizer xixi tapete ou carpete de banheiro, pode ser um pouco mais complicado. 

Pressione uma esponja seca, um pano limpo ou papéis absorventes sobre a urina até retirar todo o líquido. Não se esqueça de utilizar luvas de proteção durante todo o processo. 

gato na cama

2. Desinfete de forma eficiente 

Secar a urina não é suficiente para remover o odor, além de deixar a área com bactérias que podem ser prejudiciais para a saúde! Por isso, o passo mais importante no guia de como tirar cheiro de xixi de gato é escolher bem o desinfetante. 

O produto certo irá remover completamente as impurezas, além de contribuir para tirar cheiro de urina de gato. O mais indicado por especialistas é um desinfetante com amônia quaternária, facilmente encontrado em lojas especializadas. 

Eles possuem uma composição especial, que atua removendo o cheiro de xixi dos gatos. Portanto, a dica é deixar o produto agindo por alguns minutos antes de secar o chão.

3. Fique longe das receitas milagrosas

Quando o assunto é o que tira cheiro de urina de gato, sempre nos deparamos com receitas milagrosas que utilizam vinagre, bicarbonato ou outro item caseiro. Porém, veterinários não recomendam esse tipo de prática. 

Primeiramente, o pet pode ter alergia a um desses ingredientes e, consequentemente, desenvolver alguma intoxicação. Além disso, receitas caseiras nem sempre contam com a comprovação de especialistas. 

Lembre-se que o xixi contém bactérias que podem trazer complicações de saúde. Por isso, a área contaminada deve ser desinfetada com eficiência! Antes de utilizar qualquer receita alternativa para tirar cheiro de xixi de gato, converse com um veterinário de sua confiança. 

4. Previna acidentes

Os bichanos têm um ponto positivo quando o assunto é banheiro: eles fazem suas necessidades na caixinha de areia. Assim, é raro que um gateiro tenha que lidar com como tirar cheiro de xixi de gato. 

Entretanto, isso pode ocorrer, especialmente quando o peludo urina fora da caixa. Caso ocorra, é importante entender o que levou o pet a ter esse comportamento. Veterinários ressaltam que procurar a areia para fazer as necessidades é um comportamento natural dos felinos. 

Por isso, se o amigo de quatro patas está errando o local certo de fazer xixi, tente buscar o que há de errado. Os motivos mais comuns que levam um gato a urinar fora da areia são:

  • Caixa de areia suja;
  • Menos de uma caixa por gato;
  • Mudanças na família;
  • Mudança de casa;
  • Presença de um novo membro na família;
  • Estresse, 
  • Tédio, irritação ou falta de atividades. 

Fora isso, há alguns problemas de saúde que podem fazer com que gatos tenham acidentes na hora de ir ao banheiro. Se você acredita que esse é o caso do seu bichano, procure um veterinário o mais rápido o possível. 

tutor segurando filhote de gato com uma mão